Tuesday, March 10, 2009

IRA...


Parece que os atentados na Irlanda do Norte recomecaram...
Desta vez nao eh o IRA, mas o "Real IRA" ou em galeico Óglaigh na hÉireann. Este grupo foi formado por alguns membros do IRA que querem continuar apesar do IRA ter entregue as suas armas apos o tratado de paz "Good Friday Agreement", assinado em 1998.
Ja nao eh um caso de religiao (Protestantes versus Catolicos) mas passou a ser uma questao de unificacao da ilha. Eles querem uma ilha, um pais...
Eu acho que todos eles querem o mesmo mas nao eh precico recorrerem ao uso da violencia...
Dai nao ser estranho ver imagens de pessoas de diferentes religioes a chorarem juntas quando se fala de um possivel recomeco dos atentados...


O meu conselho pra quem estiver mais interessado em conhecer a origem do IRA, formado quando a Inglaterra deu independencia a maioria da Irlanda mas nao a sua totalidade, aqui fica um belo filme...



Nao se esquecam eh das legendas mesmo em Ingles que este sotaque eh lixado... =D

2 comments:

Anonymous said...

O filme que me fez perceber muita coisa sobre este país lindo que estou a conhecer, que me fez chorar e conhecer um dos melhores actores irlandeses da actualidade.
Muitas pessoas acham que a Irlanda devia ser só uma...
Os dissidentes não irão resolver nada, apenas causar tristeza, raiva e transtorno.Aguardemos pela paz e tranquilidade. Alguém disse que à Irlanda falta apenas bom-senso para a convivência pacífica...

Andorinha said...

Vou procurar o filme, as legendas é que vai ser mais lixado...sou tão azelha.
Adiante, eu acredito que das maiores tristezas vem por vezes as maiores alegrias. Let's hope.