Thursday, April 10, 2008

Um Mundo de Sonhos...


Fiquei irritada e triste quando li isto...

"O ministro da Ciência e Ensino Superior está convencido de que quase não há licenciados desempregados em Portugal, mas não especificou se o trabalho que encontram em qualificado ou se tem relação com a área em que tiveram formação superior.Comentando na Rádio Renascença um relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) sobre o ensino superior, o ministro, Mariano Gago, disse que “quase não há desemprego entre licenciados”.
.
O número de profissionais que sai dos cursos superiores todos os anos para o mercado de trabalho não chega e são todos absorvidos pelo mercado”, disse o ministro à Renascença.
O ministro reconhece no entanto que o emprego encontrado fica muitas vezes aquém das expectativas: “É verdade que muitas vezes, e muitos jovens sentem isso, o primeiro emprego não é aquele que gostariam de ter”, ressalvou, frisando logo de seguida que, “ao fim de um ano de saídas do ensino superior”, não existe “ninguém desempregado”.

O relatório da OCDE, intitulado “O Ensino Superior na Sociedade do Conhecimento”, envolveu 24 países. No documento considera-se que, além de haver poucos licenciados para as necessidades do mercado português, as instituições de ensino superior são muito dependentes do dinheiro do Estado, pelo que sugere um aumento do valor das propinas."

Sabendo que o numero dos meus amigos que tem saido de Portugal e tentar o Mundo la fora eh cada vez maior, nao so plo desejo de aventura mas porque se sentem desvalorizados... E o que esta a acontecer com os meus amigos, acontece com o resto do pessoal recem licenciado...
Como eh possivel que as pessoas que nos elegemos para nos governar tenham uma ideia tao errada do que se passa no pais?!?!? Como eh possivel que vivam num Mundo de Sonhos tao grande tao cor-de-rosa!?!?

Claro que fiquei irritada...

Eh por estas e por outras que o numero de emigras licenciados tem vindo a aumentar tao rapidamente...

1 comment:

Mário said...

É isso camarada, esses gajos sao tudo é uma cambada de gatunos, uma cambada de ladroes, uma cambada de xupistas