Thursday, April 29, 2010

Pinipon...

Navan parece uma vila Pinipon...
Temos tudo mas assim em ponto pequenino e fofinho... =)
Os predios nao passam do segundo piso.. E temos passeios por todo o lado... E ainda teremos canteiros de flores daqui a algum tempo espalhados por todo o lado, desde pontes a postes e ate nas casas...
Passo a apresentar-vos...
Solstice Arts Centre onde geralmente ha concertos, musicais e pecas de teatro...

Temos mil farmacias espalhadas por todo o lado...
Temos dois hoteis, um dos quais, o Newgrange onde eu vivi durante as minhas duas primeiras semanas...
Temos duas igrejas, uma pros catolicos e outra pros protestantes...
Temos tambem uma pracinha principal... Nao eh muito gira, eu sei... Mas quando tem as flores no Verao ou a arvore de Natal ate fica bem fofinha... =D


Temos varios bancos in town, sendo um dos quais o Bank of Ireland...
Temos diversos pubs.. E isto sim, ha mesmo em qualquer cidade, vila ou mesmo aldeia.. A serio.. Ha sempre um pub algures neste pais.. E aqui temos de tudo.. Desde os pubs na rua, aos pubs escondidos em ruelas ou entao aos pubs mais modernos com discos, como eh o caso do The Palace!!! =D
Claro que tambem temos o Town Hall (eh tipo a Junta de Freguesia), Revenue (impostos...) e o County Council (eh tipo a Camara Municipal) onde a Ciara trabalha...
Tambem temos um quartel dos bombeiros... Descobri que quem os chama tem de pagar plo menos 600€... O que explica o facto de eu nao os ver muito por aqui... lol..

Temos dois rios e diversas pontes.. Va.. Pontezinhas porque sao assim pequeninas, em pedra e no Verao ficam cheias de flores... =D

Temos um shopping!!!! wow..
Eu sei.. Impressionante... Mas eh verdade.. E temos muitas lojas super giras que so vendem um genero.. Temos talhos, peixarias, frutaria, off licence (so vendem alcool.. Aqui ha muitas.. Alias, como em todo o lado nesta ilha...), music shops,....

Temos diversos centros medicos ja que aqui o sistema de saude eh diferente.. Este eh o meu, Abbey House!!! =D
Temos tambem uma esquadra.. Aqui chamam-se Garda (le-se Guardine) que significa policia em gaelico...
A direccao escolar do County Meath esta sediado em Navan, denominada de VEC - sao os bosses da Rita...

Temos correios!!!! Hurray...
E isto eh o... Bemmmmm...
Eh o Credit Union.. E agora como explicar o que eh.. Hummmmm...
Basicamente o pessoal de cada comunidade coloca as suas economias no Credit Union correspondente e eh um optimo sitio pra ir pedir um emprestimo pralem do banco... Resumidamente eh isto!! =)
E claro.. Temos um cinema com 7 salas.. Espectacular.. O preco dos bilhetes varia entre os 10€ e os 15€... Excepto as tercas que sao so 5€... =D

E esta eh a entrada no meu state.. Woodlands... =D


E ainda... Temos um hospital, um estadio pro GAA (futebol gaelico e afins), um outro pro rugby e um McDonald's... lol..

3 comments:

Andorinha said...

Não sei se ria, ou se chore =D A dita Vila é fofinha, sim senhora, mas...mtooo pequena. Isto vindo da gaja que vive num País enooorme e paroooolo como a Holanda. Mas agora que fiz o tour, só te digo: a tua sorte é que passas a vida num avião a entrar e sair da Ilha, pq eu se vivesse aí muitas semanas seguidas dava-me a claustrofobia e até cortava os pulsinhos, com Palace ou sem Palace :) I'm too honest, I know...xicupa!

Dunguinha said...

loooool...Mas eu sempre disse que vivia numa vila e apesar de parecer pequenina ate eh bem grande se contarmos com os states.. =D
Pralem de que conviver com os Irlandeses supera tudo.. adoro-os!! lol... Tens de me vir visitar pra eu te introduzir a cultura Irish!!! =D

Rita said...

Que bela descrição de Navan, muito fofa! Eu que já vivi em Lisboa e já fui às grandes cidades, como Londres,Paris ou Veneza, acho que Navan tem muito que se lhe diga...mesmo!ahaha A tua pinipon tour é linda, Mi!!